segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Consideração.

Esse foi delicado pra escrever. Foi difícil. Ontem de manha , somando o pijama, com meu sol, meu café e ouvindo música que escrevi mentalmente...







Aprendi o que é consideração quando não me consideraram.
Aprendi o valor da consideração quando li o Pequeno príncipe  do Saint-Exupéry.
Aprendi como é bom ter consideração como tiveram comigo.

Acho que ler o livro deveria ser obrigatório, iria moldar as pessoas, iria ensinar coisas simples que fazem muita diferença na vida de qualquer um.
Coisas simples que mudam o sentido.
Coisas simples que faz pequenas coisas se tornarem importantes.
É tão simples ' cuidar' de alguém, e ninguém mais sabe. Ninguém mais treina, ninguém mais sente. Cara, se sentir cuidado é como aquecer o coração.
As coisas ficaram com tons de cobrança. As pessoas julgam um oi, julgam elogios.
As relações de amizade e de tudo ficaram amortecidas. As pessoas se esquecem o valor de um " oi, como vc está? " com sinceridade.
As pessoas não são sinceras mais porque tem medo. Dizer a intenção é sinceridade. Evita qualquer tipo de mal-estar.
 As pessoas se enganam com virgulas porque não sabem conversar. E a cabeça faz tempestades com gotas de orvalho. Confundem chuva com tempestade. Sol com verão. Vento com inverno.
Por que agora é normal não falar, mas ninguém avisou pra mente que não é pra imaginar.
As pessoas respondem mentalmente as perguntas e esquecem de responder as pessoas fisicamente. Deixam as pessoas esperando.

 Marcam e não vão, não avisam.
Pensa que tudo passa.
Você já levou um balão, e sabe como é. Sabe como é se arrumar, organizar, escolher prioridades, fazer comida, fazer sobremesa... e ficar olhando pro prato por exemplo. Doi saber que você planejou, e a pessoa nem por consideração te avisou.

As pessoas são tão egoístas que quando recebem mimos, não sabem agradecer. Sabem reclamar.
Não gosto de mentiras, mas as vezes o certo é ver o esforço que a pessoa empenhou pra agradar e pra fazer algo diferente. E agradecer. Agradeça as pessoas, faz muito bem.
Uma das coisas mais triste que me vem a cabeça quando penso em consideração foi o dia que fiz um café na cama pra alguém, e sabe o que eu recebi?
Nem um sorriso, recebi uma bronca por fazer menção em farelo na cama. Acredita que existe isso no mundo? Farelo limpa, porra! Mágoa não.

Na verdade, no meu mundo não existe. No meu mundo existe valorizar pessoas, existe agradar pessoas, existe considerar pessoas. Existe fazer as pessoas serem especiais. Existe dar ' satisfação' para as pessoas, sendo amigo ou não. Isso é considerar.

Existe mandar lembranças, existe torcer para a pessoa se dar bem. Existe ajudar as pessoas para elas conseguirem realizar os sonhos. Existe dar conselhos pra quando a pessoa não acha saída. Existe chorar junto pra passar a dor mais rápido. Existe rir junto pra alegria multiplicar. Existe dizer o que pensa, porque as pessoas não costumam adivinhar. Existe falar que vai e ir, existe falar que não vai, e não ir. Existe verdade.

Não precisa gostar/amar pra considerar. Precisa respeitar. Vira e mexe caio nesse assunto, respeito. Acho as pessoas tão frias umas com as outras.
Coisas de via única não volta. Só vai. Desgasta e anula.
As pessoas deixam pra depois. Deixam os sentimentos pra depois. Deixam as pessoas pra depois. Mas se esquecem que esperar cansa.

Pessoas não são substituíveis. Elas cumprem papeis e vão. Outras virão.
E nesse ir e vir, a unica coisa que fica são as lembranças.
Deixe lembranças boas para as pessoas, sério. Coloquem uma lente de amor nesse monte de olhos gelados e comecem a fazer diferente.
Considero tanto que me sinto uma idiota fora da época. Mas prefiro considerar, porque sei o bem que isso faz.

RESPEITO é consideração... não tem idade, sexo, crença ou qualquer outra coisa capaz de tirar o bem estar que respeitar e ser respeitado faz.

9 comentários:

  1. Falou tudo o que eu estava sentindo.
    As pessoas não dão mais valor em nada...
    Tudo é substituído pelo dinheiro e pela arrogância.
    Boa semana... Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI... de uma verdade tão profunda... vontade de enviar esse texto pra um monte de gente, mas ignorantes que são, não perceberiam a mensagem! Vamos nós fazendo nossa parte neh!?

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aham, a gente sempre pode fazer nossa parte. talvez as pessoas nem percebam, mas uma hora ou outra vão sentir.

      Excluir
  3. As suas palavras descrevem o que muitas pessoas gostariam de dizer, nem sei o que falar me deixou sem Palavras. fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Estava conversando exatamente sobre isso com uma amiga. Pequenezas do dia-a-dia fazem TODA diferença!
    Quel, a mãe do João ;)

    ResponderExcluir
  5. como sempre: MUITO bom!! vc disse muito bem a questão do respeito, consideração...e realmente no dia de hoje é difícil de encontrar isso, as pessoas só pensam nelas mesmas...triste, pois cada vez o mundo se fecha mais, e vemos mais rostos triste....masss sei que assim cm vc, cm eu, existem mais pessoas que SUPER VALORIZAM isso, e sempre estão tendo atitude independente do outro!! ...muito lindo mesmo tali!!!

    ResponderExcluir
  6. as vezes é exatamente oq pensamos .. oq vc escreveu ... mostra oq as vezes vemos mais não queremos acreditar q a consideração não esta nas grandes coisas e sim num simples oi dado com carinho e atenção... continue escrevendo muitoooo ... parabenssss.... Monica Rigole..

    ResponderExcluir